Home » ÁREAS DE ATUAÇÃO » PESQUISA CIENTÍFICA
PESQUISA CIENTÍFICA

O termo pesquisa designa atividade promovida pela Estatística. Esta, além de ser estudada em sua forma pura, normalmente tem grande aplicabilidade como ciência auxiliar de outros ramos de conhecimento.

Pesquisa, portanto, é instrumento que serve à ciência e, como tal, necessariamente se submete a rigoroso conjunto de normas, pressupostos, paradigmas e axiomas. Universo, tamanho de amostra, margem de erro, indicadores de tendências, tudo contribui para o fortalecimento da construção científica.

Pesquisa científica, então, é aquela que se desenvolve a partir de metodologia própria de ciência exata, com finalidade de confirmar ou negar hipóteses lançadas em estudo sistemático de dada realidade. Senso comum, sem medição exata do objeto considerado, não é suficiente para gerar ciência.

Pode-se afirmar que, sem pesquisa científica, não há verdadeira construção de conhecimento. Assim, monografias, teses e outros trabalhos de graduação e de pós-graduação, assim como artigos e livros, para serem aceitos como pesquisas científicas, necessariamente devem empregar princípios da disciplina Metodologia Científica e conclusões obtidas a partir de pesquisas desenvolvidas nos mesmos moldes preconizados por aquela e pela ciência da Estatística.

Conheça o Educiens
O EDUCIENS foi criado para desenvolver pesquisas, programas e cursos, nas diversas áreas de atuação, e para estender o conhecimento para o público em geral, desenvolvendo novas formas de ensino nas áreas comuns e em áreas ainda não abordadas por outras Instituições.

Cadastre-se aqui para receber nossas novidades em seu e-mail:

 
© Copyrigth 2009 - Educiens Educação e Pesquisa Científica Desenvolvido por InternetStyle | 2009